sábado, 19 de setembro de 2009

USE OS BRAÇOS PARA ABRAÇAR E NÃO PARA AGREDIR.






Preocupada com a violência deste bairro, uma situação que não ameniza, a diretora da Escola Maria José Teles juntamente com o corpo docente da unidade escolar organizaram uma caminhada pela PAZ, onde nós do CAMPO DA VIDA participamos. Contamos também com a presença de membros da Igreja Batista que presenciam a violência do bairro e o dia -a - dia daquelas crianças, algumas delas a cada dia torna -se mais agressivas.

No intuito de tocar os corações dos moradores, plantando em cada um a sementinha da PAZ, a cada parada foram lidos mensagens e textos bíblicos. Gostei muito de ter acompanhado a passeata e espero que tudo que protestamos tenha valido a pena, pois estamos em permanente mutação, ainda há tempo de mudarmos nosso modo de agir.

Que Deus abençoe sempre.

Rosiene Almeida (Projeto Campo da Vida)

quinta-feira, 17 de setembro de 2009


A loja de Deus

Entrei numa loja e vi um anjo no balcão.
-Santo anjo do Senhor, o que vendes?
Respondeu-me:
-Todos os dons de Deus.
-Custa muito caro?
-Não, tudo é de graça.
Contemplei a loja e vi vasos de vidro de fé, pacotes de esperança, caixinhas de felicidade e sabedoria.
Tomei coragem e pedi:
-Por favor, quero muito amor de Deus,
todo o perdão dele, vidros de fé, bastante alegria e felicidade eterna para mim e para minha família.
Então, o anjo do senhor preparou um pequeno embrulho que cabia na minha mão.
-É possível, tudo aqui?
O anjo respondeu sorrindo:
-Meu querido irmão, na loja de Deus não vendemos frutos, apenas sementes.
Plante a sua e seja feliz.

É o que esperamos de cada criança que faz parte do Protejo Vida Nova, que plantem as sementes que Deus lança a cada dia nos seus corações.

Pela Pastoral do Menor

Ticiane Barbosa

quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Janelinha da esperança

Ainda que todas as janelas e portas da vida pareçam fechadas, sempre há uma janelinha da esperança, uma réstia de luz.
Mesmo que até as coisas sejam evidentes demais, ainda resta um último suspiro .
Um dos ladrões, que morreu ao lado de Jesus na cruz, conquistou o céu no último instante de vida. Eledisse:''Lembra-te de mim quando estiveres em teu reino.' 'E Jesus respondeu :''Hoje mesmo estarás comigo no paraíso.''
Para Deus não existe tempo, mesmo o pior sujeito pode se salvar. Não existe pessoa irrecuperável. O que acontece é que, geralmente não se dá oportunidade ou não se criam condições para tal.
Por isso devemos acreditar que, por mais difícil que seja o problema sempre há soluções, basta procurar. E, em vez de criticar e condenar é melhor ajudar a construir.
Nós do Projeto O Campo da Vida estamos nessa luta.



Foi com grande satisfação que demos início ao mês com os preparativos para a festa da colheita dia 06/08/09. Esta satisfação se deu por conta da apresentação do simples coral composto por nossas crianças, que apresentaram cantando uma paródia, tivemos a participação de poucos, mas nos deixou contente ao ver o entusiasmo e o esforço para não faltarem, onde tantos não foram, e houve também a desistência de uma outra apresentação já pronta e ensaiada. E estas crianças presentes mostraram que realmente se interessam , o que nos deixou orgulhosas por ver que nossos esforços não foram em vão, e que apesar dos ''troncos e barrancos'' valeu a pena, fizemos nossa parte. Mostramos que podemos, basta ter força de vontade e fé em Deus em primeiro lugar, depois unindo estas duas coisas resolveremos muito mais do que podemos imaginar. Pela Pastoral do Menor , Cíntia Senna
Educadora











Festa da Colheita

“Aquele que semeia pouco, pouco também colherá... Aquele que semeia com fartura, com abundância colherá”... Foi com este pensamento, que juntos, fomos à comunidade do Pau de Pilão, domingo 06 de setembro de 09, comemorarmos a IV Festa da Colheita.

O evento contou com a participação de todas as comunidades da Zona Rural e da sede. Saímos todos em carreata rumo a Associação Nova Esperança e de lá fomos em procissão ao Pau de Pilão onde participamos da Missa em Ação de Graça por aquele dia tão bonito,celebrada pelo Diácono Genival de Ruy Barbosa que nos ajudou a refletir sobre o tema da festa.

A parte da tarde, pudemos ver quão grande é a vontade do povo de celebrar e agradecer a Deus pelos dons que nos dá.Tivemos apresentações de todos os estilos.Dança,canto ,poesia, tudo isso com a participação de jovens,adultos e crianças que de forma criativa mostraram que podemos sim ser protagonistas de um mundo mais justo e igualitário.

Em fim, vamos parabenizar a Comunidade do pau de Pilão, pela acolhida e organização do evento que se não foi, está entre os melhores e mais participados.

E é claro, o Projeto Vida Nova não pôde ficar de fora, nossas crianças abusaram da criatividade para mostrar que o fato de poder participar da festa, deu a eles a oportunidade de entender e trabalhar em cima do tema. Com as apresentações que levamos, pudemos mostrar à realidade do povo nordestino, fazendo-nos entender, que a partilha é sim o caminho da justiça e da igualdade social.

Pela Pastoral do Menor

Silvina Gomes, Ticiane Barbosa.

quinta-feira, 3 de setembro de 2009





A importancia de uma boa alimentação

Ter crianças saudáveis, mas também inteligntes e com bom desempenho nos aspectos físicos e psicológicos, é o sonho de todos. A solução pode estar nos alimentos.

O que é preciso para que o cérebro funcione bem? A resposta passa por uma alimentação correta, capaz de potenciar as capacidades da criança ou do adolescente.

Como podemos ver,as crianças aqui do Projeto Vida Nova,podem desfrutar de tudo que é mais apetitoso para lanche e,que ajuda no crescimento e no desenvolvimento das inteligencias multiplas.

Isso tudo,porque sabemos que uma boa alimentação,possui forte influencia na nossa saúde e na nossa disposição diária.

Mas devemos,além do nos alimentarmos bem,incluir em nossas vidas uma atividade física regular...Portanto,se aliarmos uma boa alimentação+atividade física,vamos ter uma vida saudável.

Fica aqui registrado nossos agradecimentos a todos os comerciantes de nossa cidade,que contribuem,para que nossas crianças façam um bom lanche,para um bom desenvolvimento no Projeto e respectivamente,em casa.

Pela Pastoral do Menor

Ticiane Barbosa,Silvina Gomes

Quanta violência na cidade

Diante tanta crueldade que vem acontecendo nos ultimos dias em nossa cidade, ser humano matando outro friamente. Reuni minhas crianças crescidas para um bate-papo sobre causas e consequências da violência. Logo após pedi que expressassem suas opiniões, onde alguns me entregaram em papel escrito. Na minha concepção, convivendo com eles e observando o modo de vida, creio que em muitas famílias deste bairro falta amor e temor a Deus para que eles enxerguem a vida e o próximo com outros olhos. Na tentativa de ajuda-los para que brote fé nos corações deles, teremos conosco toda segunda-feira a companhia de Kátia Santos, catequista da nossa Paróquia para juntos falarmos de religião, Deus e fé, de um modo dinâmico e criativo para que eles aprimorem o conhecimento e aprendam algo de novo em suas vidas, digo isto porque muitos não sabem o valor da missa. Alguns me confessaram que fogem até da aula de religião na escola, já outros me surpriendem pois as vezes demostram muita fé.

opiniões de algumas crianças:



Violência, ato de crueldade das pessoas,um matando outro e quem acaba no prejuízo somos nós. A violência é uma coisa que nós criamos quando estamos com raiva de alguém. A raiva é tanta quando somos xingados que acabamos agredindo. por causa da raiva é que ficamos violentos, por isso que acho que a raiva é que gera violência.(JIVERSON NIWERTON,16 anos)

Os jovens de hoje em dia são mais agressivos com as mães eo utras pessoas.Muitos chegam a matar pessoas que não tem nada a ver com as brigas deles.(FERNANDO, 13 anos)

Um filho bater na cabeça do pai com o porrete, o que acontece? Acho que seja porque hoje em dia o mundo está sem amor.(CAMILA ALVES,12 anos, sobrinha do pai agredido.)

Hoje em dia pai mata filho, e filho mata pai. Por que esta maldade acontece no mundo? vamos tentar parar com isto,é briga de pai e filho, tiroteio, pessoas matam, roubam, maridos espancam suas esposas e etc.... Queremos paz não maldade. (MIRELLE SACRAMENTO,13 anos )