quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

PROJETO CRIANÇA NO VERÃO 2012





Diocese de Ruy Barbosa

Paróquia Nossa Senhora da Conceição/Pintadas-Bahia

Pela Pastoral do Menor: PE Paolo Cugini e Ticiane Barbosa

Projeto Criança no Verão 2012

FRATERNIDADE E SAÚDE

Objetivos:

· Oferecer uma proposta formativa para as crianças na época do verão (férias);

· Ajudar as crianças a refletirem sobre o tema partilha, de acordo com o tema da Campanha da Fraternidade 2012;

· Estimular anseios educativos das crianças, oferecendo um espaço para poder treinar suas próprias capacidades;

· Envolver a comunidade, para que assim possamos dar continuidade aos trabalhos catequéticos.

Período: 10 a 27 de janeiro 2012

Horário: 08h30min às 11h30min da manhã

Indicações praticas para o bom funcionamento do projeto

- Para o projeto “criança no verão” funcionar precisa do envolvimento da comunidade. Quando tiver o projeto na mão convida logo a comunidade para apresentá-lo e discuti-lo junto com os membros mais assíduos, para que seja a mesma comunidade a assumi-lo. A pastoral do menor não é um serviço ao lado das CEBs, mas sim, dentro delas.

- Toda paróquia, rede de comunidade, tem vários encontros, ao longo do ano, aonde se discute o andamento da vida das comunidades, além de proporcionar momentos formativos pelas lideranças. Achamos este o momento melhor para apresentar o projeto “Criança no verão”, para que cada liderança possa levar para casa o projeto e envolver a comunidade na discussão sobre o projeto.

- As crianças que queremos acolher neste projeto não são apenas os filhos dos pais que freqüentam a comunidade, mas todas aquelas que quiserem participar. Por isso pelo bom funcionamento do projeto é bom envolver o mais possível a comunidade civil: comerciantes, prefeitura, secretaria de educação, associações comunitárias, igrejas, etc. Os comerciantes podem ser envolvidos na merenda (um comerciante cada dia). A prefeitura, ou a secretaria de educação poderia ser envolvida na parte do material didático. É claro que cada cidade se vira do jeito que puder: depende muito da situação política especifica.

- Onde realizar o projeto? Na rede de comunidade de Tapiramutá este projeto foi sempre realizado nas capelas. Foi nas capelas das CEBs que nos anos Oitenta nasceu e se desenvolveu o sindicato, além de vários movimentos sociais que contribuíram bastante para a realização da democracia no Brasil. Além disso, o projeto “Criança no verão” é sempre realizado tendo como pano de fundo a Campanha da Fraternidade do ano. Se não achar viável a capela pode ser realizado no prédio escolar ou aonde achar melhor.

- Quem vai realizar o projeto? Quando a comunidade decidir a realização do projeto precisa indicar algumas pessoas que tomam conta do mesmo. Trata-se de um serviço gratuito e então é bom olhar para aqueles jovens e adultos que já estão numa caminhada de comunidade.

- É importante marcar um ou dois dias, no finalzinho de dezembro, bem perto dos dias da realização do projeto, com todas as pessoas que se prontificaram a trabalhar no projeto, para ver juntos as atividades didáticas e aprender algumas dinâmicas e cantos da realizar ao longo do projeto. Além disso, poderia ser organizado um momento de espiritualidade para meditar sobre os salmos que serão utilizados durante o projeto.

- Seria bom elaborar algumas idéias para arrecadar um pouco de fundos para sustentar o projeto. Se os comerciantes que participam do projeto são poucos, precisa inventar alguma coisa.

- Durante o projeto, todo dia de tarde é importante a equipe se encontrar para avaliar o dia e, sobretudo, para preparar o dia seguinte em todas as suas partes. A coisa pior que possa acontecer é chegar pela manhã e improvisar, sem saber o que fazer. As crianças merecem toda a nossa atenção!

- Sendo que o projeto “criança no verão” é um fruto da Pastoral do Menor na caminhada das CEBs, é bom finalizar o projeto com uma celebração envolvendo a comunidade toda (para quem acompanha o roteiro do projeto, a celebração poderia ser realizada no domingo 29 de janeiro 2012).

- O texto que estamos apresentando é fruto de mais de um mês de trabalho da equipe da ACMOR... Cada equipe é livre de decidir de mudar o texto do jeito que achar melhor. As historinhas que colocamos durante os dias ao de Dom Itamar de Feira de Santana.

Pintadas, dezembro 2011

PE Paolo Cugini

ORAÇÃO CF 2012

Senhor Deus de amor,

Pai de bondade,

Nós vos louvamos e agradecemos

Pelo dom da vida,

Pelo amor com que cuidais de toda a criação.

Vosso Filho Jesus Cristo,

Em sua misericórdia, assumiu a cruz dos enfermos

E de todos os sofredores,

Sobre eles derramou a esperança de vida em plenitude.

Envie-nos, Senhor, o Vosso Espírito.

Guiai a vossa Igreja, para que ela, pela conversão

Se faça sempre mais, solidária às dores e enfermidades do povo,

E que a saúde se difunda sobre a terra.

Amém.

PRIMEIRA SEMANA

1° dia

08h30min – Acolhida (Canto: Toda Bíblia nº 41)

9 h. Oração inicial: Pai Nosso...

09h15min- Dialogando com o texto

PARÁBOLA DO COCO

Certo homem foi a um povoado onde havia muitos coqueiros. Chegam lá, pediu água de coco. A população ficou surpreendida e perguntou: “E coco tem água? Todos desejaram beber água de coco, mas o homem não sabia abrir o coco. Um outro homem chega ao povoado com um facão. As pessoas contam o fato. Ele pede um coco, abre, e bebe a água, dá também ás pessoas da comunidade. Mas vai embora e leva o facão. Todos, compraram facões. Até hoje eles tomam água de coco.

A Bíblia é semelhante a um coco fechado, mas nem sempre sabemos o que ela tem dentro. Muitas vezes levamos a Bíblia ás comunidades. Quando vamos embora deixamos o povo sem condições de conhecer o conteúdo da Palavra de Deus.

Para refletir:

1. Você já conhece a Bíblia?

2. Para entender a Bíblia, que “ferramenta” você usa?

3. Quando levamos a Bíblia ás comunidades, deixamos o povo em condições de conhecer suas riquezas?

09h 45min – Oficina de atividade lúdica

Jogo da memória

Debaixo de uma toalha, põe vários objetos bíblicos do tipo? Bíblia, vela, livro de canto entre outros. Levante a toalha duas vezes e os dois grupos de crianças, vão tentar adivinhar o que tem debaixo da toalha, repete-se o processo o quanto quiser, o grupo que mais adivinhar é o vencedor e tem que partilhar o brinde como ensina a bíblia.

Material: Uma toalha, objetos bíblicos diversos e um brinde a critério para ser partilhado.

10h40min - Lanche

- dinâmica ou brincadeira

11h30min - Oração final: Ave Maria...

2° dia

08h30min – Acolhida (Canto: É bonita de mais nº 224)

9 h. Oração inicial

Ó Deus, sois o único Senhor da nossa vida, de nosso coração e de nosso destino. Liberta- nos dos falsos senhores que nos iludem com suas promessas, pois não trazem nem vida nem paz. Daí-nos força para resistir e para buscar a paz através da justiça e do serviço humilde a todos. Amém...

09h15min- dialogando com o texto

VIVER EM PAZ

Um casal vivia junto há mais de quarenta anos e nunca havia discutido. Nem mesmo uma vez.

Um dia, o marido disse á esposa:

- Você não acha que está na hora de discutirmos ao menos uma vez?

E a esposa diz:

- Está bem, vamos começar! Sobre o que discutiremos?

- Que tal este pão? , diz o esposo.

- Está bem, vamos discutir sobre o pão.

Como faremos? , diz a esposa.

O marido responde:

- Esse pão é meu, pertence a mim.

A mulher replica:

- Se assim é, tome-o.

A paz não é necessariamente destruída pela briga ou discussão. Alguns afirmam: “Isso pertence a mim e não vou dividi-lo com ninguém”. Quando toma essa atitude de apego e de egoísmo, seu coração vai ficando cada vez mais duro.

Esse é o grande inimigo da paz: um coração apegado, endurecido e egoísta.

Para refletir:

1. Onde buscar auxílio para viver em paz?

2. Qual o maior elemento destruidor da paz?

3. O que Jesus falou sobre a paz?

9h45min – Oficinas de atividade lúdica

Confeccionar cartazes com gravuras que indicam a paz e saúde.

Material: Cartolina, revistas, tesoura, cola, hidrocor.

10h40min - lanche

- dinâmica ou brincadeira

11h30min - Oração final: Pai Nosso

3° dia

08h30min – Acolhida (Canto: A escolhida nº 388)

9 h. Oração inicial

Jesus, nós vos agradecemos pelo dom do Espírito Santo. Esse Espírito de força que despertou e sustentou o testemunho dos primeiros discípulos e discípulas no anuncio do evangelho. Renovai em nós e em nossa comunidade o ardor desse mesmo Espírito. Isso vos pedimos em comunhão com o pai na graça do Espírito Santo. Amém!

09h15min- Dialogando com o texto

PROBLEMAS NO CÉU

Deus fazia sua costumeira ronda pelo céu. Percebeu que algumas pessoas não eram suficientes puras para estar ali. “O que está acontecendo? Será que Pedro não está vigiando bem a porta do céu? Por que está deixando essa gente entrar?”

Pediu, então, a um anjo mensageiro que fosse chamar Pedro.

_ Pedro – disse o anjo -, vim substituí-lo um pouquinho. Deus precisa falar com você.

Pedro correu ao encontro de Deus, que disse:

_ Há muita gente que não deveria estar aqui nesta celestial morada. Por que estão entrando?

Pedro respondeu assustado:

_ Não é possível! Como é que isso pôde acontecer? Fico no meu lugar, dia e noite, vigiando a entrada do céu. Permaneço atento para que só entrem as pessoas que estão purificadas.

_ Olhe! Você conhece aquelas pessoas?

_ Não, senhor. Francamente nunca as vi e com certeza não passaram por mim. Eu lhe prometo que vou encontrar o responsável por isso.

Poucos dias depois, para sua surpresa, constatou a presença de novos intrusos. Por onde entraram? Como? Quando? Foi logo procurar Deus. Ambos resolveram, então, permanecer perto da entrada do céu para descobrir o que estava acontecendo. Ficaram bem atentos.

O que viram? Uma cena fantástica! Fora do céu, nas proximidades da porta de entrada, uma multidão chorava. Eram as pessoas que Pedro não deixou entrar. Profundamente comovida, lá estava Maria ajudando-as a subirem pelo muro para entrar no céu.

Pedro suspirou aliviado. Tendo prova sua inocência, disse para Deus.

_ Talvez seja bom o senhor falar com ela... Mas Deus, vendo o carinho, a doçura e ternura com que Nossa Senhora tratava aqueles infelizes, concluiu:

_ Não adianta, Pedro. Você a conhece bem. Ela sempre vai conseguir um jeitinho de continuar ajudando!

Para refletir:

1. Você perdoa as falhas de seus irmãos?

2. O que é o céu para você?

3. O que a vida de Maria tem ensinado á humanidade?

9h45min – Oficina de atividade lúdica

Simetria

Preparar uma série de cartões com meias figuras de frutas.

A tarefa da criança é apoiar essas meias figuras em uma folha de papel e tentar desenhar a outra metade falando de que maneira esta fruta pode influenciar em nossa saúde.

Material: Cartões feitos em ofício com desenhos ou gravuras de meias frutas, cola, tesoura, lápis.

10h40min lanche

- dinâmica ou brincadeira

11h30min - Oração final: Ave Maria...

4° dia

08h30min – Acolhida (Canto: Tu palavra é lâmpada)

9 h. Oração inicial: Fil 2,6-11

09h15min- dialogando com o texto

QUANDO COMEÇA O DIA?

Um velho guru oriental quis saber de seus discípulos:

_ Quando podemos saber que termina a noite e começa o dia?

Depois de uns instantes de silêncio, um discípulo arriscou:

_ Podemos ter certeza que começa o dia quando é possível distinguir um cachorro de um lobo.

A resposta não foi aceita pelo sábio. Um segundo discípulo opinou:

_ Sem dúvida nenhuma, começou o dia, quando podemos distinguir uma árvore carregada de frutos de um espinheiro.

Mais uma vez, a resposta foi considerada errada.

Já desanimados, os discípulos pediram ao mestre que ele mesmo apresentasse a resposta correta. É possível saber que a noite termina, disse ele, e começa o dia, quando podemos ver no rosto de cada homem e de cada mulher, um irmão e uma Irmã.

O dia começará quando o homem não tiver mais medo do homem. Quando as diferenças entre homem e mulher forem plenamente acolhidas, quando cada pessoa for aceita em seu mistério e em sua infinita dignidade.

Hoje, ao longo da história, cada criatura humana deve carregar na mão e no coração um facho de luz. Isto será indicado de que a noite não domina a terra. Será indicado de que o dia já começou.

Para refletir:

1. No mundo atual, na sociedade, na sua vida, o “dia está começando” sempre?

2. O que falta ao ser humano para que a “noite” não domine a terra?

3. Para você, o que pode ser feito para que a luz dissipe as trevas?

4. Você uma presença de trevas ou luz?

9h45min – Oficinas de atividade lúdica

Visita ao enfermo

Procurar na comunidade uma pessoa enferma e fazer uma visita. Lá pode-se realizar uma oração e um canto pedindo a Deus pela saúde do enfermo.

10h40min lanche

- dinâmica ou brincadeira

11h30min - Oração final: Pai Nosso e Ave Maria...

SEGUNDA SEMANA

5° dia

08h30min – Acolhida (Canto: Vamos realizar o projeto de Deus nº 19)

9 h. Oração inicial: Salmo 133

09h15min- Dialogando com o texto.

O GRANDE TESOURO

Sentindo a morte se aproximar, o fazendeiro Nabor falou aos três filhos: “Vou morrer em breve. Como despedida, lembro que em nosso terreno existe grande tesouro escondido. Cavando, vocês o encontrarão”.

Poucos dias depois, o pai faleceu. Manejando enxadas e picaretas, os três jovens jogaram-se brilhante á procura do tesouro. Nada encontraram, além das surpresas posteriores: trabalhada e revolvida, a terra produziu uma colheita do século, inédita em toda a região.

Trabalho: Bênção ou castigo? Depende do trabalhador. Alguns trabalham em excesso, desmantelando a saúde, deixando em segundo plano os amigos, a família, os valores espirituais, a oração. Eloqüente e doloroso demais, o lembrete daquele pára-choque de caminhão: “De tanto lutar pela vida, esquecemos de viver”.

Machado de Assis, do alto de suas experiências de trabalho infatigável, nos avisa: “E a melhor das disciplinas é o trabalho”.

Para refletir:

1. Para você, o que significa o grande tesouro de sua vida: o trabalho honrado ou a herança fácil?

2. Como assumir o trabalho, para que ele se torne uma bênção?

3. Como Jesus valorizou o trabalho?

9h45min – Oficina de atividade lúdica

Encenassom

Reunir ou improvisar uma série de instrumentos musicais simples (pandeiro, chocalho, tampas de panelas, entre outros).

O instrutor pode criar uma história simples, onde diferentes elementos da mesma deverão ser substituídos pela emissão de um som, assim ao ler a história e pronunciar, por exemplo, bosque, o pandeiro deve ser brandido, a palavra lago corresponde ao som do chocalho e assim por diante.

Material: Instrumentos, história produzida de acordo ao tema do dia e cartaz com os nomes dos instrumentos e palavras relacionadas da história.

10h40min - Lanche

- dinâmica ou brincadeira

11h30min- oração final: Oração da Campanha da Fraternidade em anexo.

6° dia

08h30min – Acolhida (Canto: Momento novo nº 50)

9 h. Oração inicial: Salmo 128

9h15min - Dialogando com o texto

PRECIOSO PRESENTE

Era uma vez um rei muito rico e muito generoso. Ele resolveu dar a um súdito seu, a exata quantia de 84.600 reais por dia, com a única condição de que a soma precisava ser totalmente gasta, a cada dia. As sobras não poderiam ser guardadas para o dia seguinte. O saldo credor, no final do dia, seria recolhido. Mais: a doação continuaria por tempo indeterminado, mas num belo dia, sem aviso prévio, terminaria.

É exatamente desta maneira que Deus age conosco. A cada dia ele nos concede 84.600 segundos. Trata-se de um dom precioso que dinheiro algum pode comprar. A ordem é a mesma: a cada dia precisamos gastar inteligentemente toda a quantia. Um dia, sem aviso prévio, terminará a graciosa doação do tempo.

O tempo é um precioso que Deus nos dá. Não podemos levá-lo para a eternidade. Precisamos usá-lo com critério porque não sabemos quanto ainda teremos. E não podemos nunca contar, como no futebol, co uma eventual prorrogação. Viver o momento presente, como se fosse o único, é a suprema sabedoria. O segundo é tão rápido, mas com ele formamos as horas, os dias, os anos, os séculos. Com ele podemos até comprar a eternidade.

Para refletir:

1. Como você usa o tempo que Deus lhe dá?

2. Quantos minutos você ocupa por dia para a leitura da Palavra de Deus, para estudar, para visitar doentes, para ver televisão?

3. Você agradece a Deus o presente do tempo?

9h45min - Oficina de atividade lúdica (indicar)

Desenhando a música

Usar músicas gravadas ou trilhas sonoras, evitar o uso de músicas cantadas.

Estimular as crianças a desenhar as músicas que ouvem, ajudando-a assim na sua percepção auditiva.

Material: Dois pedaços de papel metro branco, pinceis, tinta guache, cd’s, som.

10h40min - Lanche

- dinâmica ou brincadeira

11h30min - Oração final: Credo

7° dia

08h30min – Acolhida (Canto: Eis me aqui senhor nº 62 )

9 h. Oração inicial: Ave Maria...

9h15min - Dialogando com o texto

LOJA DE DEUS

Á procura de um presente, entrei numa loja e vi um Anjo de Deus atendendo no balcão. Maravilhado lhe disse: “Anjo do Senhor, o que vendes?” ele respondeu: “Todos os dons de Deus”. Um pouco receoso, tornei a perguntar: “custam muito?” E o Anjo esclareceu: “Não, é de graça”. Contemplei a loja e vi jarras de Amor, pacotes de Esperança, vidros de Fé, caixas de Perdão, enfim, todo tipo de graças e de sabedoria.

Tomei coragem e pedi, ”por favor, quero muito Amor de Deus, uma grande quantidade de Perdão, muita Fé e felicidade para mim e para minha família”. Então o Anjo preparou tudo e entregou-me um pequenino embrulho que cabia na palma da mão. Um pouco indeciso, fiz mais uma pergunta: “É possível que minhas encomendas estejam todas aqui?” E o Anjo respondeu: “Na loja de Deus não vendemos frutos, damos só as sementes”.

Deus não é desculpa para preguiçosos. Ele não faz aquilo que nós mesmos podemos fazer. Ele se prontifica em fornecer sementes.

É a pedagogia de Deus. Ele é Pai e confia na força e na capacidade de seus filhos. Ele sabe que só é possível valorizar aquilo que nos custa. Ele sabe que pouco significaria colher e nos entregar uma rosa. Fornece apenas a semente. Ela precisa ser plantada, regada, cuidada... E um dia colheremos uma rosa maravilhosa, a rosa de nosso esforço e de nossa luta.

Para refletir:

1. Você espera tudo pronto de Deus?

2. Quais são as “sementes” que Deus fornece a você?

3. O que mais você costuma valorizar?

9h45min – Oficina de atividade lúdica

Passe a bola

O instrutor confecciona quatro taças com garrafas plásticas, sendo duas para cada grupo, cortando as ao meio e passando fita adesiva em sua extremidade e prepara duas bolas de papel alumínio.

O jogo pode ser praticado individualmente, em dupla ou em grupo.

Em grupo, as crianças ficam uma ao lado da outra e cada um por vez joga a bola de uma taça para outra.

Material: Oito garrafas pet, fita adesiva e papel alumínio.

10h40min - Lanche

- dinâmica ou brincadeira

11h30min - Oração final: Oração da CF 2012.

8° dia

08h30min – Acolhida (Canto: Eis o que venho te dar nº 170)

9 h. Oração inicial: Pai Nosso...

9h15min - Dialogando com o texto

JESUS E O ZÉ

Todos os dias, um pobre velho entrava na igreja e, poucos minutos depois, saía. Um dia, o cristão perguntou-lhe:

__ O que você faz.

__ Venho rezar__respondeu o velho.

__ Mas é estranho __disse o sacristão __ que você consiga rezar tão depressa.

__Bem!__retrucou o velho__ Eu não sei receitar aquelas orações compridas, mas, todo dia, ao meio-dia, entro na igreja e só falo: ‘Oi Jesus. Eu sou Zé, vim te visitar’. É só uma oraçãozinha, mas tenho certeza da que Ele me ouve”.

Alguns dias depois, o Zé sofreu um acidente e foi internado num hospital. Na enfermaria, passou a exercer uma boa influencia sobre todos. Os doentes mais tristes tornaram-se alegres, muitas risadas passaram a ser ouvidas na “enfermaria do Zé”.

Disse-lhe um dia a enfermeira:

__ os outros doentes dizem que você está sempre tão alegre.

__É verdade, estou sempre alegre. É por causa daquela visita que recebo todos os dias.

A enfermeira ficou atônita, pois já havia notado que a cadeira encostada na cama do Zé estava sempre vazia. O Zé era um velho solitário, e não recebia visitas.

__ Que visitas? A que horas? __questionou.

__Todos os dias__, respondeu Zé, com brilho nos olhos. __Todos os dias, ao meio-dia, Ele v em ficar ao pé da cama. Quando olho para Ele, Ele sorri e diz: “Oi Zé! Eu sou Jesus, vim te visitar”.

Para refletir:

1. Como é a sua oração pessoal? Você já experimentou conversar com Jesus?

2. A alegria vem de Deus. Você consegue transmitir essa alegria aos que o cercam?

3. Você reserva alguns minutos por dia para rezar?

9: 45 – Como proposta, estimulados da história, poderia se visitar o hospital ou o PF mais próximo.

10h40min - Lanche

- dinâmica ou brincadeira

11h30min - Oração final: Pai Nosso e Ave Maria...

TERCEIRA SEMANA

9° dia

08h30min – Acolhida (Canto: Eu sigo o amor nº 305)

9 h. Oração inicial: Salmo 138

9h15min - Dialogando com o texto

ESTRELAS VISITAM A TERRA

Era uma vez, milhões de estrelas no céu. Havia estrelas de todas as cores: azuis, prateadas, lilases, verdes, brancas, amarelas, vermelhas... Um dia, procuraram o Senhor do Universo, e disseram-lhe:

__ Senhor Deus, gostaríamos de viver na terra entre os homens.

__ Assim será feito, respondeu Deus. Conservarei todas vocês pequeninas como são vistas, e podem descer á terra.

Conta-se que, naquela noite, houve uma linda chuva de estrelas! Algumas se aninharam sobre as casas; outras foram brincar e correr com os vaga-lumes no campo; outras se misturaram aos brinquedos das crianças e a terra ficou maravilhosamente iluminada...

Porém, passado algum tempo, as estrelas resolveram abandonar os homens e voltar para o céu, deixando a terra escura e triste.

__ Por que voltaram? __ perguntou Deus á medida que elas chegavam ao céu.

__ Senhor, não nos foi possível permanecer na terra. Lá existe muita maldade, muita fome, muita miséria, muita violência, muita desgraça, muita guerra e muita doença.

__ Clara, o lugar de vocês é aqui no céu. A terra é lugar do transitório: daquilo que passa, daquele que morre, e onde nada é perfeito. Aqui no céu é o lugar da perfeição, onde tudo é eterno onde nada perece.

Para refletir:

1. Será que Deus nos fez á Sua imagem e semelhança, para que fôssemos estrelas, mesmo no transitório da terra?

2. “Sede perfeitos, como vosso Pai é perfeito”, diz a Palavra de Deus. Você se sente encorajado a buscar essa perfeição?

3. Como você pode colaborar para minorar o mal que se alastra na terra?

9h45min – Oficina de atividade lúdica

Progressão

O instrutor pode formar, em caixas diferentes, um verdadeiro arsenal de objetos para a estimulação tátil.

Com os olhos vendados, uma criança de cada equipe deve reconhecer alguns objetos com as mãos.

Material: Venda uma caixa grande e objetos variados.

10h40min - Lanche

- dinâmica ou brincadeira

11h30min - Oração final: Pai Nosso...

10° dia

08h30min – Acolhida (Canto: Eu quero acreditar nº 339)

9 h - Oração inicial: Salmo 119,9-16.

9h15min - Dialogando com o texto

O DOM DA PARTILHA

Certa vez, passeando por esses campos de Deus, um galo encontrou um ovo de avestruz e, naturalmente, ficou admirado com o que viu. E, como o seu grupo trabalhava com coisas semelhantes, decidiu levá-lo ao galinheiro. Chegando ao seu reino, reuniu todas as galinhas e, depositando entre elas o ovo de avestruz, falhou-lhes desta maneira: “Por favor, entendam-me. Não se trata de criticar o que se faz em casa; no entanto, gostaria que vissem o que estão fazendo em outros lugares...”.

A partir daquele dia, conclui a história, começou a reinar no galinheiro um clima de depressão e, até mesmo, de complexo de inferioridade.

Todas as pessoas são diferentes e por isso não devem ser enquadradas numa mesma medida. Cada pessoa deve responder ás capacidades recebidas. “Quem muito recebeu, de muito deverás prestar contas”, observa o Evangelho. Aquele que recebeu dez talentos lembra a parábola, deverá restituir outros dez; aquele que recebeu cinco fica responsável por mais cinco. Aquele que recebeu apenas um, fará sua obrigação, se responder com mais um.

Na parábola do semeador, o próprio Cristo admite que um grão possa produzir 100, outro, sessenta, e um terceiro, apenas um. O erro fatal é enterrar o tesouro. Isto significa guardá-lo egoisticamente para si. Partilhar é a grande lei, o grande dom.

Para refletir:

1. Diz um filósofo: “Homem, conhece-te a ti mesmo”. O que você entende por conhecer-se?

2. Você já percebeu que é uma pessoa única, com dons próprios?

3. Já identificou seus talentos? Em que os aplica?

9h45min – Oficina de atividade lúdica

Descobrindo tocas

O instrutor deve estimular as crianças a pensarem sobre os diversos tipos de moradia. O instrutor deve dividir as crianças em dois grupos, colocar no centro da sala diversas gravuras de animais e pessoas e suas respectivas moradias para que ao som do apito as crianças coloquem ao lado de cada um a sua moradia sem repetir, ganha o jogo a equipe que conseguir identificar mais moradias em menos tempo.

10h40min - Lanche

- dinâmica ou brincadeira

11h30min - Oração final

11° dia

08h30min – Acolhida (Canto: Os grãos que formam as espigas nº 189)

9 h - Oração inicial: Oração da Campanha da Fraternidade 2012

9h15min - Dialogando com o texto

O GRÃO DE MILHO

O semeador acabara de lançar a semente á terra. Jogado naquele chão negro e úmido, o grão de milho sentiu-se terrivelmente triste.

No dia seguinte, aconteceu coisa ainda pior para o grãozinho de milho. Foi quando a enxada do lavrador, jogando terra em cima dele, e apertando de todos os lados, o fez mergulhar nas trevas mais espessas. A água penetrava-o todo. Não havia nele parte alguma que estivesse enxuta.

__ Por que fui criado __ gemia o grão __ se tenho de acabar desta maneira tão miserável? Melhor teria sido para mim nunca ter conhecido a vida, a luz do sol!

Aí, do fundo da terra, uma voz lhe falou:

__ Se entregue com confiança, espontaneamente e sem medo. Você está morrendo, mais vai renascer para uma vida muito mais bonita!

__ Quem é você! __, perguntou o grãozinho de trigo.

__ Eu sou o seu Criador, que agora quer criá-lo de novo.

Alguns dias depois, um brotinho verde retirou sua cabecinha para fora da terra úmida e olhou ao seu redor, inebriado. Era ele, o próprio grão de milho! Estava voltando a viver uma nova vida.

O grãozinho voltava a viver! E não sozinho. Ao redor, podia contemplar uma imensa planície, cheia de outros brotinhos, nos quais reconheceu seus irmãozinhos. Então, a tenra plantinha sentiu-se invadir pela alegria de existir

Para refletir:

1. Você já pensou que ás vezes precisamos morrer para sentir a vida o reviver?

2. Vida e morte: duas palavras que se completam. Você já percebeu em quê?

3. Você nasceu para quê?

4. Que outro título coce daria a esta bela estória?

9h45min – Oficina de atividade lúdica

Cada cor em seu lugar

Ornamentar duas caixas de sapato e colocar vários objetos na mesma quantidade em cada caixa e em cores variadas.

As peças são colocadas misturadas sobre a mesa e a criança que representa cada equipe deverá classificá-las pela cor separando-as, vence quem terminar primeiro.

Material: Objeto em diversas cores e duas caixas ornamentadas.

10h40min - Lanche

- dinâmica ou brincadeira

11h30min - Oração final: Pai Nosso...

12° dia

8h30min – Acolhida (Canto: Amar como Jesus amou nº 334)

9 h - Oração inicial: Oração da Campanha da Fraternidade, Pai Nosso...

Hoje é o dia da avaliação do projeto.

10h40min - Lanche

- dinâmica ou brincadeira (confraternização)

11h30min: Oração final: Ave Maria.

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